A Nike confirmou essa semana que não usará mais couro de canguru na fabricação de suas chuteiras, incluindo a próxima Tiempo Legend Elite e todos os produtos a partir de 2023.
Este movimento significativo destaca o compromisso da marca com a sustentabilidade e o bem-estar animal. A marca, já neste ano, apresentará aos seus consumidores outra opção de material.
Veja mais: Top 5 melhores chuteiras de campo em couro 2023
Nike substituirá couro de canguru no cabedal por material sintético
Como substituto do couro de canguru, o novo modelo Tiempo Legend Elite apresentará uma nova construção em material totalmente sintético exclusivo e desenvolvido pela Nike. Espera-se que o novo material proporcione maior durabilidade, flexibilidade e desempenho geral, proporcionando aos clientes da Nike uma experiência ainda melhor em campo.
Com a próxima Tiempo Legend Elite definida para apresentar uma nova parte superior sintética patenteada, a Nike está empenhada em oferecer aos clientes um desempenho ainda melhor em campo.
Nike Tiempo legend 9 será provavelmente o último modelo em couro de canguru, lançado pela Nike para a Copa do mundo de 2022.
Primeira Nike Tiempo lançada em 1994, chuteira consagrada nos pés de Romário e Maldini na final da Copa do Mundo dos Estados Unidos em 1994.
O motivo da decisão da Nike, segue uma tendência do que vem ocorrendo no mundo, já que acontece logo após a proibição do uso de couro de canguru no estado de Oregon, nos Estados Unidos. A alteração no material também segue a tendência lançada pela Puma, com o modelo de chuteiras King, que apresenta um novo material sintético, e pela marca Japonesa Mizuno que lançou recentemente o modelo Alpha totalmente em sintético, material que não agride os animais, substituindo a couro de canguru que sempre foi sua marca registrada no modelo Morelia.
A Puma celebrou o afastamento da empresa de materiais agressivos aos animais, e reforçou a qualidade de seu novo produto:
“Estamos eliminando gradualmente o couro de canguru para este material porque estamos realmente convencidos de que é um material melhor, e não apenas que é um material melhor, mas também é melhor para o planeta, é sustentável e tem componentes reciclados”, explicou Peter Stappen, gerente de linha de produtos da Puma.
O afastamento das grandas marcas esportivas de materiais de origem animal reflete uma tendência crescente na indústria em direção à sustentabilidade e ao bem-estar animal.
A Nike veio a público em comunicado, e comentou um pouco sobre a novidade no material:
“Neste verão, a Nike lançará uma nova inovação nas chuteiras da linha Tiempo. O modelo Tiempo Legend Elite estreará com uma nova parte superior sintética exclusiva da Nike, que é uma solução de melhor desempenho e substitui o uso de couro de canguru. Além disso, a chuteira Tiempo Premier, também programada para ser lançada neste verão, se afastará do uso de couro de canguru. A Nike cortou seu vínculo com seu único fornecedor de couro de canguru em 2021 e deixará de fabricar qualquer produto em couro de canguru em 2023“.
Em resumo, a decisão da Nike de parar de usar couro de canguru em seus produtos é um passo significativo em direção à sustentabilidade e ao bem-estar animal.
A mudança segue uma tendência na indústria de materiais sem uso animal, mais voltada à políticas ambientais de sustentabilidade global.
E aí, o que você acha sobre esta nova tendência do mundo das chuteiras? Deixe sua opinião em nossa caixa de comentários abaixo, e acompanhe nosso site para mais informações sobre chuteiras, tênis e materiais esportivos em geral!
Adquira as melhores chuteiras do mercado com a Old Firm
A OldFirm, além de trazer pra você em primeira mão as melhores dicas e lançamentos sobre chuteiras, também oferece as melhores chuteiras disponíveis no mercado para você com facilidade e segurança.
Há 11 anos no mercado, a OldFirm te possibilita ter as chuteiras dos grandes craques mundiais, direto da Inglaterra — terra da melhor liga de futebol do mundo, a Premier League.
Não perca tempo! Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp e confira nosso catálogo